Colmeias Urbanas: contribuição à proteção das abelhas nativas brasileiras através da fabricação digital e do design open source


   O projeto Colmeias Urbanas se trata da utilização da fabricação digital (ex: impressão 3D) no desenvolvimento de soluções para a proteção de abelhas nativas brasileiras. O projeto é voltado também ao desenvolvimento de soluções em licença aberta (Creative Commons), ou seja, passíveis de utilização de forma aberta por qualquer cidadão com acesso à fabricação digital.
   Ele está sendo desenvolvido no Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR e pretende ter a contribuição de profissionais especialistas e empresas que trabalham na área da meliponicultura.
  As abelhas nativas brasileiras são chamadas de meliponíneas e possuem ferrão atrofiado, não sendo perigosas para o ser humano. Elas estão divididas em mais de 300 espécies espalhadas por todo o território brasileiro como a jataí, a mandaçaia e a mirim. As abelhas também são as principais responsáveis pela polinização da flora do planeta. 
  Polinização é o processo em que as células reprodutivas das plantas entram em contato uma com a outra. A polinização realizada pelas abelhas, chamada de cruzada, se dá entre flores diferentes de mesma espécie e garante frutos de melhor qualidade e maior número de sementes do que os outros tipos de polinização.

      "Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) as abelhas seriam responsáveis pela polinização de 73% das plantas cultivadas, as quais são utilizadas de forma direta ou indireta na alimentação humana. Além disso, dentre as 57 espécies de plantas mais cultivadas em todo o mundo, 42% delas dependem das abelhas nativas para a sua polinização." (Guia Ilustrado de Abelhas Polinizadoras no Brasil, 2014).

          Estas abelhas ainda produzem um mel muito apreciado na alta gastronomia. Sendo assim, é de extrema importância sua preservação e manutenção em meio urbano e rural. No meio urbano, cada vez mais populoso, com pouco espaço para estas abelhas fazerem seus ninhos e pouca flora atrativa, vê-se a necessidade da conscientização da população. Visto que não são perigosas e ainda só nos prazem benefícios é preciso não só não exterminá-las mas também oferecer espaços adequados para estas abelhas e também flora atrativa.
          Logo, se pretende criar produtos que possam ser utilizadas como colmeias por estas abelhas nativas brasileiras e que sejam possíveis de serem confeccionadas digitalmente em impressoras 3D, o que facilitaria sua fabricação. Além de tudo, estas colmeias terão licença aberta, ou seja, qualquer cidadão com acesso a internet e a uma impressora 3D poderá fabricá-las e utilizá-las.

Abelha Jatai
 Abelha Jataí - Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa-Ninho para abelhas construtoras de jardim